terça-feira, 21 de maio de 2013

Ano novo, escola nova!

Engraçado, fazia muito tempo que eu não tinha vontade de entrar por aqui, escrever qualquer coisa ou mesmo de ficar por dentro das novidades publicadas nos blogs que costumava ler quase diariamente... do nada isso mudou e fiquei com aquela vontade de mergulhar nesse universo gostoso e íntimo da vida de tantas mães e suas crias. A vontade é tanta que me dá cócegas nos dedos: não quero apenas ler, sinto falta de escrever... 

Em pouco mais de um ano muitas coisas mudaram: minha casa, o trabalho, opções de vida, a escola da Alice e, principalmente, minhas prioridades enquanto mãe. 
No ano passado matriculei minha filha numa escola perto de casa, mas nem eu e nem ela estivemos satisfeitas com a escolha: ela não deu trabalho, não ficou doente, mas ficou mais apática e sem sal, tadinha... Eu, por meu lado, não achava ter outras opções e me remoía por dentro toda vez que ia levar ou buscá-la na escola.
Era uma dessas escolinhas depósito de crianças, onde os pais deixam os filhos porque precisam trabalhar. Eu achava que era o meu caso, mas não era e nunca foi. Juntamente com o Duda, comecei a redesenhar algumas prioridades e percebemos que mudar a Alice de escola seria a primeira tarefa de 2013. 
Lá para o fim de outubro de 2012 começaram as buscas pela nova escola. Meus critérios de escolha estavam claros: queria uma escola com cara de quintal, com poucas crianças e onde tanto os educadores como o restante dos funcionários transmitissem paixão e comprometimento com seu trabalho.
Falando assim parece que estou chovendo no molhado, afinal toda escola infantil vende comprometimento e paixão pelo trabalho e com as crianças. Mas sabem de uma coisa? foi realmente difícil encontrar esse lugar. Eu moro em uma região privilegiada da cidade de São Paulo, existem muitas opções de escola: para todos os gostos e bolsos (infelizmente para mim nesse quesito). O problema estava nessa frase aí atrás, pois eu não queria uma escola que se encaixasse perfeitamente na minha "visão de mundo", queria conhecer uma escola e "ser achada" por ela. Sabe aquela sensação de quem procura uma casa nova, que de repente se encontra dizendo "é essa", mesmo sem ter olhado direitinho o banheiro ou debaixo da pia... então, era isso que eu queria.
Particularmente, conheci escolas com pedagogias e métodos de trabalho excelentes: muito bem equipadas, com salas de música, artes, ballet, teatro e até uma com cozinha "gourmet" para as aulas de culinária. Várias delas com equipes pedagógicas de primeiríssima, currículos maravilhosos e profissionais que estavam  por dentro de todas as novidades no que dizia respeito a pedagogia adotada pela escola. E os parquinhos então? Coisa de cinema... mas não era isso, a Alice não aparecia nos meus pensamentos durante essas visitas.
Eu estava um pouco cansada da procura, sem disposição para ouvir outros "blábláblás" de coordenadoras pedagógicas* quando busquei na internet as palavras "escola infantil" e "espaço verde". Foi aí, pela internet, que comecei a me apaixonar pela atual escola da Alice. Em um primeiro momento não olhei nem o endereço, somente as fotos do parquinho e do espaço verde da escola. Marquei logo uma visita e fiquei muito empolgada quando a pessoa do outro lado da linha me deu o endereço da escola: era pertinho de casa.

Gente, foi amor à primeira vista: primeiro eu, depois o Duda e, finalmente, a Alice!!!!!!! 
Mas quem não iria gamar num cenário desses?

                                                      (essa é a trilha por onde as crianças entram na escola)
                       (o parquinho lembra a minha infância e me faz ter saudades da pequena e bela Penápolis/SP)

E me despeço com uma foto de nós duas brincando a valer na festinha de dia das mães:



*Nada contra as pessoas que procuram as escolas mais parecidas com a sua filosofia de vida, ou escolas da pedagogia a, b ou c... Eu simplesmente resolvi seguir por outro caminho, aquele que pareceu mais bacana para minha família.   

5 comentários:

  1. Áh que bom, Gabi!
    É tão bom quando encontramos a escola certa para os nossos filhos, né?? é muuuuuiiito bom!!!

    Volte a escrever, estarei sempre por aqui!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, obrigada pela visita querida!!!!

      Nossa, juro para você que no ano passado eu tinha vontade de me esconder toda vez que me perguntavam onde minha filha estudava, era um assunto tabu pra gente!!! Hoje, por outro lado, quero que todas as amigas matriculem os filhos na mesma escola, hahaha!!!

      Um beijão.

      Excluir
  2. tira a visualização captcha, pelamordedeus? =)

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de ver a Alicinha esses dias e digo: parabéns pelo trabalho, mamãe e papai. Ela está maravilhosa! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Mari, querida, obrigada!!!! Temos que marcar muitas outras vezes!!
      =)

      Excluir